quinta-feira, 17 de outubro de 2013

GOVERNO FEDERAL PUBLICA CONDIÇÕES DE CONCESSÃO DA FICO E BR 163

Ferrovia será construída; rodovia será duplicada


O Diário Oficial da União publicou ontem (14), o modelo e as condições gerais de concessão das ferrovias, o que inclui entre outros trechos, a Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico), que liga Lucas do Rio Verde a Campinorte (GO).

De acordo com o modelo aprovado pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Fernando Pimentel, as licitações serão conduzidas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e ocorrerão na modalidade de concorrência pública na BM&F - Bovespa, em São Paulo.

Será considerado vencedor de cada um dos leilões quem apresentar o menor valor da proposta econômica, composto pela Tarifa Básica de Disponibilidade da Capacidade Operacional (TBDCO) e da Tarifa Básica de Fruição (TBF), obedecendo ao teto estabelecido no edital, ainda não lançado.

Rodovia

Sobre a concessão da BR-163, principal corredor para o escoamento de grãos no Estado de Mato Grosso, a novidade é que o edital deve ser aberto ainda este ano, uma vez que os estudos econômico-financeiros já foram aprovados pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Serão concedidos a iniciativa privada a gestão de 850 km da rodovia. Em contrapartida, a vencedora da licitação terá de duplicar o trecho até o quinto ano de concessão, sendo que 10% da obra deve ser concluída antes do início da cobrança de pedágio.

O contrato de concessão é de 30 anos e estabelece como valor inicial máximo de pedágio R$ 4,05 para cada 100 km de percurso. O modelo de contrato está aberto a participação de empresas brasileiras ou estrangeiras, instituições financeiras, fundos de pensão e investimentos.

FONTE: MÍDIA NEWS

CND APROVA PLANO DE CONCESSÃO DE DUAS FERROVIAS

Aprovada pelo CND e publicada no Diário Oficial desta segunda (14) ferrovia Campinorte (GO) via  Água Boa (MT) até Lucas do Rio Verde (MT)
O Conselho Nacional de Desestatização (CND), presidido pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Fernando Pimentel, aprovou o modelo operacional e as condições gerais para desestatização de dois trechos ferroviários federais. Depois de divulgar a concessão da ferrovia que ligará Açailândia (MA) a Barcarena (PA), de 457,29 quilômetros, o governo agora anuncia a concessão à iniciativa privada da ligação entre Ouro Verde (GO), Estrela d'Oeste (SP) e Dourados (MS), com 1.340 quilômetros de extensão, e o trecho entre Lucas do Rio Verde (MT), Campinorte (GO), Palmas (TO) e Anápolis (GO), com 1.920 quilômetros. A decisão está publicada em resolução no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 14.
Segundo o plano aprovado, as concessões das duas ferrovias terão um prazo de 35 anos, prorrogável uma única vez por até 35 anos, apenas para fins de recomposição do equilíbrio-financeiro. As licitações das ferrovias serão conduzidas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e ocorrerão na modalidade de concorrência pública na BM&FBovespa, em São Paulo.
Será considerado vencedor de cada um dos leilões quem apresentar o menor valor da proposta econômica, composto pela Tarifa Básica de Disponibilidade da Capacidade Operacional (TBDCO) e da Tarifa Básica de Fruição (TBF), obedecendo ao teto a ser estabelecido no edital dos leilões.
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CONSELHO NACIONAL DE DESESTATIZAÇÃO
RESOLUÇÃO No- 16, DE 11 DE OUTUBRO DE 2013
Aprova o modelo operacional e as condições gerais para a desestatização, mediante a concessão de trechos ferroviários que especifica, a serem implementados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres- ANTT.

O PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DE DESESTATIZAÇÃO - CND, no uso das atribuições que lhe confere o § 4º do art. 5º, da Lei nº 9.491, de 09 de setembro de 1997; e tendo em vista o disposto no art. 7º, inciso VI e § 3º e art. 10, inciso II, alínea "a", ambos do Decreto nº 2.594, de 15 de maio de 1998, bem como:
Considerando a necessidade de permitir que a Administração Pública concentre seus esforços nas atividades em que a presença do Estado seja fundamental para consecução das prioridades nacionais;
Considerando a inclusão no Programa Nacional de Desestatização - PND de trechos de ferrovia entre Ouro Verde, no estado de Goiás, e Dourados, no estado do Mato Grosso do Sul, bem como
trechos de ferrovia entre Lucas do Rio Verde, no estado do Mato Grosso, e Campinorte, no Estado de Goiás, e Palmas, no estado de Tocantins e Anápolis, no estado de Goiás, nos termos do Decreto nº8.094, de 04 de setembro de 2013;
Considerando que o Ministério dos Transportes decidiu adotar, como referência para a desestatização dos trechos ferroviários mencionados acima, os estudos de viabilidade e o modelo operacional de Edital e Contrato elaborados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT, com a colaboração do corpo técnico do Ministériodos Transportes, da Empresa de Planejamento e Logística S.A. e da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A.;
e Considerando a necessidade de garantir investimentos nos trechos ferroviários acima referidos mediante a prática de tarifas módicas para os usuários, resolve, ad referendum do colegiado:
Art 1º Aprovar o modelo operacional e as condições gerais para a desestatização, por meio da outorga dos trechos de ferrovias federais adiante descritos, a serem implementadas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT, na forma a seguir apresentada.
Art. 2º As desestatizações previstas nesta Resolução serão executadas na modalidade operacional da concessão, pelo prazo de 35 (trinta e cinco) anos, prorrogáveis uma única vez por até 35 (trinta e cinco) anos, apenas para fins de recomposição do equilíbrio econômico-financeiro, nas hipóteses estabelecidas pelo contrato.
Parágrafo único. O instrumento contratual de prorrogação deverá explicitar o respectivo prazo, as obras ou serviços a serem executados, os valores estimados, a TBDCO - Tarifa Básica de Disponibilidade da Capacidade Operacional e a TBF - Tarifa Básica de
Fruição a serem pagas.
Art. 3º Extinta as concessões, serão revertidos ao poder concedente todos os bens, direitos e privilégios transferidos ao concessionário ou adquiridos no decorrer da outorga, necessários à continuidade dos serviços relacionados à concessão. § 1º A reversão será automática, com os bens em perfeitas condições de operacionalidade, utilização e manutenção e livres de
quaisquer ônus ou encargos.
§ 2º Caso a reversão dos bens não ocorra nas condições estabelecidas neste artigo, a Concessionária indenizará o poder concedente, podendo este executar as garantias oferecidas pela concessionária.

FONTE: ÁGUA BOA NEWS

Ferrovia de Integração Centro-Oeste começa a engatinhar

Obra a ser feita pela estatal Valec deve se iniciar em dezembro de 2013.

A Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico) começará a sair do papel em dezembro de 2013, prevê a Valec, estatal responsável pela obra. Com licitação para o projeto executivo de engenharia marcada para o fim de agosto, a chamada Ferrovia da Soja começa a caminhar após uma série de falhas elencadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) no projeto básico.
Entre as principais obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a Fico é uma das mais atrasadas entre as futuras ferrovias do País. A expectativa inicial era ter iniciado as obras no final de 2010. Desde então, foram diversos adiamentos, até que o TCU impediu a licitação de milhares de trilhos devido a falhas no projeto. O trecho é a primeira parte de uma obra pretenciosa, a Ferrovia Transcontinental (EF-354), que ligará o litoral do Rio de Janeiro ao Acre, na fronteira brasileira com o Peru, interligando com a rede ferroviária daquele país até o Oceano Pacífico.
Na nova licitação do projeto executivo, dividida em sete lotes, as empresas vencedoras farão estudos mais aprofundados dos 900 quilômetros entre Campinorte, em Goiás - onde se integrará à Ferrovia Norte-Sul -, e Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso. O detalhamento prevê dados topográficos, geológicos, geotécnicos, hidrológicos, entre outros, e a correção das falhas apontadas anteriormente pelo TCU. A expectativa da Valec é gastar em torno de R$ 70 milhões com o projeto executivo, que terá prazo de um ano para ser entregue.
Por meio de sua assessoria de imprensa, a Valec informou que a previsão é contratar o projeto executivo do trecho Campinorte até Lucas do Rio Verde até 5 de outubro deste ano. A empresa também prevê publicar o edital de licitação das obras até 15 de maio de 2013, fechar os contratos em agosto do mesmo ano e iniciar as obras em dezembro de 2013. Com relação aos problemas de atrasos no cronograma das obras, a Valec afirma tomar “todas as medidas necessárias para corrigir as falhas dos projetos e retomar o andamento no ritmo apropriado e condizente com a realidade de cada um”.
A realização da licitação do projeto executivo já anima o setor produtivo do Mato Grosso, principal produtor de grãos do País. Edeon Vaz Ferreira, coordenador-executivo do Movimento Pró-Logística - formado por entidades dos setores agropecuário, industrial, comercial e da sociedade civil organizada -, afirma que “este projeto está entre as prioridades do Movimento”, pelo seu potencial de escoamento da produção. Após tantos adiamentos, agora o representante do Pró-Logística está mais otimista. “Com o projeto executivo, mais detalhado e técnico, acreditamos que finalmente a obra vai ser concretizada”, afirma Vaz. A Fico vai permitir que os grãos produzidos na região Centro-Oeste saiam em direção aos portos de São Luís (MA), Ilhéus (BA), Pecém (CE) e Suape (PE).

Cartola - Agência de Conteúdo
Especial para o Terra

FONTE: SITE DO TERRA
http://transporteelogistica.terra.com.br/noticias/integra/126/ferrovia-de-integracao-centro-oeste-comeca-a-engatinhar

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

FACEBOOK DA NOSSA ESCOLA

OLÁ À TODOS OS LEITORES...

AGORA NOSSA QUERIDA ESCOLA MUNICIPAL DE SANTIAGO TEM UM PERFIL NO FACEBOOK , MAIS UMA FERRAMENTA DE CONTATO.

QUALQUER INFORMAÇÃO SOBRE MATRÍCULA, VAGAS, ENFIM, ASSUNTOS LIGADOS  ÀÁREA DE EDUCAÇÃO, É SÓ ENTRAR EM CONTATO CONOSCO PELO FACE OU PELO BLOG MESMO, OK!!!


Escola Municipal Do Campo Alcides Visoni - Paranatinga            Escola Municipal Do Campo Moreira Cabral
https://www.facebook.com/emcmoreiracabral

FABIOLA MOREIRA DE FIGUEIREDO
TEC. ADM. EDUCACIONAL

SANTIAGO DO NORTE.