terça-feira, 23 de abril de 2013

Paranatinga: grito pela educação, professores em greve, buscando os seus direitos

Data: 23/04/2013


Foto Moises de Sousa
Foto Moises de Sousa

Todos nós sabemos que a Educação é a mola mestra do desenvolvimento de uma nação. Infelizmente muitos não sabem é como fazer para que os profissionais desta tão importante profissão sejam valorizados e consigam desempenhar com sucesso seu trabalho contribuindo assim para que o nosso rico país alcance a posição que merece. Todos são conscientes de que uma educação de qualidade ajuda a evitar muitos problemas sociais como economia, saúde e educação.

Nos discursos enquanto candidatos todos vão melhorar a educação, vão fazer isso vão fazer aquilo, mas quando assumem o poder tratam esta profissão com total descaso a ponto de seus profissionais se verem obrigados a se desgastarem física e mentalmente exercendo dupla e até tripla jornada o que inevitavelmente compromete a qualidade do seu trabalho.

O que é inadmissível é que os professores trabalham desmotivados, já que seus atos são constantemente questionados e geralmente quando os resultados são negativos, a culpa recai injustamente sobre eles. O profissional que abriu mão até mesmo da própria família, pois nos horários em que deviam estar descansando estão preparando aulas, corrigindo provas e registrados os resultados que por si só já são desgastantes. Hoje os alunos não correspondem às expectativas de quem planeja com carinho uma boa aula e em muitos casos chegam mesmo a chantagear o Professor, pois sabem que o sistema sempre os aprova.

Só para se ter uma idéia do descaso do governo, a Escola Apolônio adquiriu através de promoções aparelhos de Ar Condicionado para todas as salas de aula da escola, mas apesar de ter passado quase dois anos de instalados os alunos e os professores sofrem em salas baixas e mal arejadas.  Mesmo depois de seis meses em que a Escola ganhou uma ação na Justiça a SEDUC ainda não fez aos reparos na rede elétrica e todos continuam trabalhando em condições desumanas devido ao intenso calor.

Os profissionais fazem a sua parte desenvolvendo projetos tentam desesperadamente melhorar as condições de trabalho, mas quando se esgotam as esperanças, os profissionais são obrigados a sair em passeatas pelas ruas e órgãos públicos manifestando sua indignação e lutando em busca de valorização e condições dignas de trabalho. O direito de greve é garantido na Constituição e este é o momento em que a sociedade deve abraçar a causa dos profissionais do município de Paranatinga, de Mato Grosso e por que não dizer do Brasil.

 Que as nossas autoridades ouçam o grito justo das pessoas que lutam por uma educação melhor e façam valer o direito e a Lei, diminuindo assim a sobrecarga dos professores da Rede Municipal que passam finais de semana, madrugadas para planejar e registrar o fruto do seu trabalho de educar as crianças deste Município tão rico e também as justas reivindicações dos Profissionais da Educação sejam atendidas.

Nesta Manha de Terça Feira (23) os professores se reuniram na Camara Municipal para uma Audiencia com os vereadores do municipio para debaterem a situaçao dos professores no municipio e também no estado.



FABIOLA MOREIRA DE FIGUEIREDO
ESCOLA MUNICIPAL MOREIRA CABRAL
SANTIAGO DO NORTE
fafigueiredomf@gmail.com

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Paranatinga: educação, Carta aberta á Sociedade Paranatinguense


Ofício Circular Nº02/2013 Paranatinga, 18 de abril de 2013

CARTA ABERTA À SOCIEDADE PARANATINGUENSE

SENHORES PAIS

A CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) e o SINTEP-MT (Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso) convocam todos os Profissionais da Educação e a Sociedade para a Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública que se realizará de 22 a 26 de abril.
Serão realizados Atos a nível Nacional, Estaduais e Municipais nas Assembléias Legislativas, Câmaras de Vereadores, Praças e Sedes do Governo.
Nesta semana os Profissionais da Educação de Paranatinga participarão das seguintes atividades e convidam a sociedade para somar forças:

Dia 22 – segunda- feira: Passeata às 08h00min, saindo da Creche Municipal da Vila Concórdia, passando pela Câmara e Prefeitura.
Dia 23 – terça-feira: Audiência, na Câmara Municipal com os Vereadores às 8h00min;
Dia 24 - quarta-feira: Assembléia Geral na Escola Estadual Apolônio Bouret às 08h00min;
Dia 25 - quinta-feira: Ato público na Praça Central às 08h00min e participação com Caravana no Ato Público em Cuiabá;
Dia 26 - sexta-feira: Audiência com o Prefeito Municipal às 08h00min e participação no Conselho de Representantes em Cuiabá.

A Bandeira de Luta dos Profissionais da Educação em Paranatinga, no Estado de Mato Grosso e no País é:
- Piso, Jornada e Carreira;
- Profissionalização dos Funcionários da Educação;
- Implantação das horas-atividades JÁ;
- Estrutura Física nas Unidades Escolares;
- 100% dos royalties do Petróleo para a Educação;
- Aprovação do PNE com 10% do PIB aplicados na Educação JÀ;
- Convenção 151 da OIT.

Mediante o exposto não haverá aula a partir do dia 22/04 à 26/04.

Contamos com a compreensão, apoio e a participação de todos.

Sintep – Subsede de Paranatinga



FABIOLA MOREIRA DE FIGUEIREDO
fafigueiredomf@gmail.com
ESCOLA MUNICIPAL MOREIRA CABRAL
SANTIAGO DO NORTE

terça-feira, 16 de abril de 2013

Distrito de Santiago do Norte tem ajuda do deputado José Domingos

Data: 16/04/2013


Local faz parte do município de Paranatinga e esta à caminho da independência
Paranatinga News
 BRUNO BARRETO / Assessoria de Gabinete

Santiago do Norte em MT, localizado a 520 km de Cuiabá e 160 km de Paranatinga, distrito do qual faz parte, está em pleno desenvolvimento.

Através do deputado José Domingos Fraga e outros líderes da região, o local deverá ser nos próximos anos uma das regiões mais desenvolvidas do Mato Grosso, pois além de estar às margens da BR-242, com uma logística favorável, ficará também no entroncamento da MT-130.

Paranatinga NewsO parlamentar com o intuito de participar do progresso do distrito, esteve reunido com o Secretário de Estado de Segurança Pública (SESP), Alexandre Bustamante dos Santos, além dos pioneiros responsáveis pelo desenvolvimento da cidade.

Durante a reunião, Fraga falou que a comunidade está em franco desenvolvimento e disse que é essencial que a SESP esteja presente no local. “É triste, mas é um fato comprovado. Acompanhado do progresso, da evolução, nos deparamos com a criminalidade. Santiago do Norte está caminhando a passos largos com destino à independência, o que despertar o interesse de criminosos”.

Durante a reunião, Alexandre Bustamante garantiu ao deputado e os demais, que fará parte do progresso do local, fazendo o que estiver ao seu alcance como secretário. “Iremos realizar um estudo da situação e convocar força policial para a cidade, além de viaturas e que mais for preciso”.

Odir José Nicolodi, o “Caçula” como é conhecido, é um dos principais pioneiros do local. Proprietário da Caçula Empreendimentos, em Santiago do Norte, o empresário conta que o distrito já está com quase 2 mil habitantes, e que mais pessoas o procuram para adquirir um terreno no local.

 “A construção de um dos terminais de embarque da ferrovia leste/oeste, ligará Lucas do Rio Verde e na sequência o Estado de Rondônia, Santiago do Norte será um ponto estratégico para embarques ferroviários do norte do Mato Grosso”, disse o empresário.
Paranatinga News
Segundo o deputado José Domingos, “ainda iremos ouvir muito falar dessa cidade”. Santiago do Norte conta com a participação de um grupo seleto de empresários que visam beneficiar o local, fato que ficou comprovado durante a visita a SESP.

Durante a reunião, Caçula se comprometeu a entregar toda a estrutura necessária para ajudar implantação de uma base da Polícia Militar no local. “Estou dando, repito, dando para o Governo do Estado o espaço destinado à base da PM em Santiago do Norte” disse.


FABIOLA MOREIRA DE FIGUEIREDO
ESCOLA MUNICIPAL MOREIRA CABRAL
SANTIAGO DO NORTE
fafigueiredomf@gmail.com

terça-feira, 9 de abril de 2013

Falta prioridade na correção de deficiências na infraestrutura do país, diz Taques

Fonte: Só Notícias com assessoria

"Falta lucidez nas prioridades do investimento público", afirmou o senador Pedro Taques (PDT) da tribuna do Senado, ontem, em discurso cobrando do governo federal solução para os problemas de infraestrutura do Brasil. Embora tenha uma das melhores e mais baratas safras de grãos do mundo, Mato Grosso é prejudicado pela falência dos sistemas de transporte e armazenagem do país, lamenta o parlamentar.

"Não conseguimos entregar o produto que precisamos vender. O produto é barato, mas o transporte é caro. De acordo com estimativas publicadas pelo jornal O Estado de S. Paulo, nosso frete sai por US$ 100 por tonelada transportada. Concorrentes como Argentina, Canadá e Austrália o fazem por US$ 25. Só em 2010, o Mato Grosso cultivou 43 milhões de toneladas, entre milho, cana, soja e arroz. Mas ainda dependemos de transportar tudo isso de caminhão", disse o senador.

Para Pedro Taques, o problema está "da porteira para fora da fazenda". Ele lembrou que tem feito sucessivos protestos contra as "péssimas condições" das principais vias de transporte no Estado, a BR-163 e a BR-364. A precariedade das estradas, conforme observou, "aumenta o custo do transporte, atrasa o cumprimento das entregas e rouba vidas em acidentes que teriam que ser evitados".

Em seu discurso, o senador afirmou ainda que, além das estradas, os armazéns e os portos também são gargalos a serem enfrentados. "Sem silos para armazenar a produção a custo baixo, o produtor fica nas mãos do mercado comprador na data da colheita, sem possibilidade de negociar preços melhores e distribuir as suas vendas ao longo do ano. Só ganham com isso os cartéis agroindustriais. Os portos estão também em colapso, sem conseguir processar o volume de carga que chega neles. Resultado: filas de caminhões a perder de vista nas estradas que dão nos portos", relatou.

Além disso, Pedro Taques questionou escolhas feitas pelo governo federal, no que diz respeito a grandes obras de infraestrutura. Citou como exemplo o investimento de R$ 47 bilhões no trem-bala entre o Rio de Janeiro e Campinas que recebeu sinal positivo para início das obras; enquanto a Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO) ainda carece de recursos na ordem de R$ 4 bilhões.

"Tenho estado nesta tribuna várias vezes denunciando irregularidades nas obras e na regulação, propondo novos marcos legais e combatendo os ‘jeitinhos", exigindo que as prioridades sejam coerentes com a realidade do país. O trabalhador do Mato Grosso e das outras regiões, aquele que gera os recursos e as riquezas que garantem a nossa economia, não tem mais paciência com esse descalabro. O governo precisa fazer também a sua parte", finalizou Pedro Taques.

Em aparte, o senador Jayme Campos (DEM) disse que há "um apagão" no transporte brasileiro, e Mato Grosso tem pago muito caro por isso. "Quem planta no Mato Grosso tem que ser respeitado. Estamos produzindo com qualidade e eficiência e não temos meio para escoar a produção", afirmou.
 a produção", afirmou.

http://www.sonoticias.com.br/noticias/10/173365/falta-prioridade-na-correcao-de-deficiencias-na-infraestrutura-do-pais-diz-taques

FABIOLA MOREIRA DE FIGUEIREDO