terça-feira, 23 de abril de 2013

Paranatinga: grito pela educação, professores em greve, buscando os seus direitos

Data: 23/04/2013


Foto Moises de Sousa
Foto Moises de Sousa

Todos nós sabemos que a Educação é a mola mestra do desenvolvimento de uma nação. Infelizmente muitos não sabem é como fazer para que os profissionais desta tão importante profissão sejam valorizados e consigam desempenhar com sucesso seu trabalho contribuindo assim para que o nosso rico país alcance a posição que merece. Todos são conscientes de que uma educação de qualidade ajuda a evitar muitos problemas sociais como economia, saúde e educação.

Nos discursos enquanto candidatos todos vão melhorar a educação, vão fazer isso vão fazer aquilo, mas quando assumem o poder tratam esta profissão com total descaso a ponto de seus profissionais se verem obrigados a se desgastarem física e mentalmente exercendo dupla e até tripla jornada o que inevitavelmente compromete a qualidade do seu trabalho.

O que é inadmissível é que os professores trabalham desmotivados, já que seus atos são constantemente questionados e geralmente quando os resultados são negativos, a culpa recai injustamente sobre eles. O profissional que abriu mão até mesmo da própria família, pois nos horários em que deviam estar descansando estão preparando aulas, corrigindo provas e registrados os resultados que por si só já são desgastantes. Hoje os alunos não correspondem às expectativas de quem planeja com carinho uma boa aula e em muitos casos chegam mesmo a chantagear o Professor, pois sabem que o sistema sempre os aprova.

Só para se ter uma idéia do descaso do governo, a Escola Apolônio adquiriu através de promoções aparelhos de Ar Condicionado para todas as salas de aula da escola, mas apesar de ter passado quase dois anos de instalados os alunos e os professores sofrem em salas baixas e mal arejadas.  Mesmo depois de seis meses em que a Escola ganhou uma ação na Justiça a SEDUC ainda não fez aos reparos na rede elétrica e todos continuam trabalhando em condições desumanas devido ao intenso calor.

Os profissionais fazem a sua parte desenvolvendo projetos tentam desesperadamente melhorar as condições de trabalho, mas quando se esgotam as esperanças, os profissionais são obrigados a sair em passeatas pelas ruas e órgãos públicos manifestando sua indignação e lutando em busca de valorização e condições dignas de trabalho. O direito de greve é garantido na Constituição e este é o momento em que a sociedade deve abraçar a causa dos profissionais do município de Paranatinga, de Mato Grosso e por que não dizer do Brasil.

 Que as nossas autoridades ouçam o grito justo das pessoas que lutam por uma educação melhor e façam valer o direito e a Lei, diminuindo assim a sobrecarga dos professores da Rede Municipal que passam finais de semana, madrugadas para planejar e registrar o fruto do seu trabalho de educar as crianças deste Município tão rico e também as justas reivindicações dos Profissionais da Educação sejam atendidas.

Nesta Manha de Terça Feira (23) os professores se reuniram na Camara Municipal para uma Audiencia com os vereadores do municipio para debaterem a situaçao dos professores no municipio e também no estado.



FABIOLA MOREIRA DE FIGUEIREDO
ESCOLA MUNICIPAL MOREIRA CABRAL
SANTIAGO DO NORTE
fafigueiredomf@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário