sexta-feira, 23 de setembro de 2011

PROPOSTA DE PARCERIA PARA PAVIMENTAÇÃO MT-130 QUE LIGA PARANATINGA ATÉ A LOCALIDADE DENOMINADA "SETE PLACA"



Um antigo pleito dos produtores rurais da região Sul do Estado está na iminência de ser atendido. Nesta terça-feira (20), o deputado estadual Zeca Viana (PDT), acompanhado de uma comitiva composta por produtores rurais e líderes políticos dos municípios de Primavera do Leste e Paranatinga, apresentaram ao governador Silval Barbosa a proposta de parceria para pavimentação de estradas da região.

Uma das propostas visa à pavimentação do trecho da MT-130 que liga a sede do município de Paranatinga até a localidade denominada “Sete Placas”. A obra de 44,3km ficou orçada no valor aproximado de te R$ 27 milhões.

A proposta feita ao governador prevê que o Governo do Estado arque com R$ 18 milhões e o restante será custeado pela Associação "Rodovia da Economia", da qual fazem parte mais de 100 produtores rurais. A associação é presidida pelo produtor rural Luis Martelli.
“O governador sinalizou positivamente à proposta de parceria e encaminhou à Secretaria de Infraestrutura o estudo da contrapartida e o trâmite. Vamos aguardar este estudo para os próximos dias”, informou o deputado Zeca Viana.

A reivindicação dos produtores é de que se faça a pavimentação completa dos 156 quilômetros que ligam Paranatinga até a BR–242, na localidade chamada Santiago do Norte, onde se pleiteia a construção de um terminal ferroviário. Já existe uma licitação aprovada para a construção de aproximadamente 52 quilômetros do pleito. A extensão corresponde à pavimentação da MT- 130 no trecho entre as localidades denominadas “Sete Placas” e “Castelo”.

“Trata-se de uma região eminentemente produtora de riquezas, que gera emprego e renda a este estado. Uma região com vocação agrícola e que pode ampliar o volume de produção com está obra”, destaca Zeca Viana.
Segundo o deputado, a região tem aproximadamente 250 mil hectares plantados. “Além de garantir a redução dos custos no escoamento da produção, esse asfalto vai interligar as regiões Norte e Sul pela BR-242. É um grande avanço para o estado”, completou.

Atualmente, a produção da região é escoada por estrada de terra. O prefeito de Paranatinga, Wilson Pires, participou da reunião e destacou que a MT-130 corta o estado pela região central e é preciso facilitar o transporte da  produção. “Passam aproximadamente 430 caminhões bitrens, por dia, por Paranatinga seguindo a MT-130”, disse o prefeito.

PRIMAVERA DO LESTE - A outra proposta apresenta orçamento para concluir os 10 km de pavimentação no trecho da MT-486 que liga a sede de Primavera do Leste até a comunidade “Vila União”. O total do percurso é de 41 km. “Este pleito também foi encaminhado à Secretaria de Infraestrutura”, informou o gerente da Associação Rodovia da União, Célio Razia, que também gerencia a Associação "Rodovia da Economia".

Fonte: Paranatinga News 
Texto: Soraia Ferreira, Assessoria de Comunicação
data: 22 de setembro de 2011

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

AH! COMO É LINDA A PRIMAVERA


A Primavera é uma das quatro estações do ano. Ela ocorre após o inverno e antes do vcerão. No hemisfério sul. onde está localizado o Brasil a primavera tem início no dia 23 de setembro e termina em 21 de dezembro.


É uma época em que ocorre o florescimento de várias espécie de plantas. Portanto é um período em que a natureza fica exuberante, presentreando o ser humanos com a beleza das flores coloridas e perfumadas. A função desse florescimento é o início do período de  reprodução de muitas espécie de árvores e plantas.

De acordo com a astronomia, a primavera ocorre no equinócio de setembro (momento do ano em que os dias e as noites tem a mesma duração, ou seja, 12 horas cada).


Já em relação as mudanças climáticas, é um período em que a tempetura vai, aos poucos, aumentando. O mesmo ocorre com as águas do mar. As temperaturas, em grande parte dos países do hemisfério sul, ficam amenas.

FLORES QUE SE DESTACAM NA PRIMAVERA: rosa, girassol, margaridinha, orquídia, jasmim, hortênsias, helicônia, alamanda, clívia, gérbera, hibisco, gazânia, jasmim-estrela, lágrimas-de-cristo, boca-de-leão, crisântemo, frésia, estefânio, narciso, violeta, dedaleira, dama-da-noite.






terça-feira, 13 de setembro de 2011

DESFECHO DO ACIDENTE EM SANTIAGO

No último sábado, 10/09, aconteceu o resgate do caminhão tombado na ponte do Rio Santiago na estrada da Comil, próximo a Santiago do Norte. Estiveram no local a polícia civil de Paranatinga e o corpo de bombeiros.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

NOVAS INFORMAÇÕES SOBRE O ACIDENTE EM SANTIAGO DO NORTE

NOVAS INFORMAÇÕES SOBRE O ACIDENTE EM SANTIAGO.

O fato ocorreu na última segunda-feira (05/09) pela noite e o corpo não está mais no local. Sem sobrevivente.

Acidente na MT 130, km 140, próximo a Santiago do Norte

Ficamos sabendo hoje de um acidente que aconteceu próximo aqui a Santiago do Norte de um caminhão que caiu na ponte do rio Santiago. Estivemos no local do acidente hoje, 09 de setembro, às 8h da manha e deparamos com o ocorrido. De acordo com informações que obtivemos, o caminhão está lá desde a última terça e nada ainda foi feito.

Pela situação do acidente é bem provável que o motorista esteja ainda preso nas ferragens pois o rio não é fundo e a gabina está bem danificada. A placa é DPC 3862 de Dourados MS e estava indo sentido Água Limpa, não sabemos se familiares já tem conhecimento do fato. O Corpo de Bombeiros esteve ontem a noite na vila, e ainda não mexeram no local. A Polícia de Paranatinga já foi avisada, mas também não vieram ainda verificar o acidente. Estamos aguardando mais informações.


















sexta-feira, 2 de setembro de 2011

VISITA ALDEIA BAKAIRI

No mês de agosto nós, professoras das escolas rurais de Paranatinga,  fomos participar de mais um módulo do curso de letramento, dessa vez na aldeia indígena Bakairi.

Estavam presentes as professoras de Santiago do Norte, Salto da Alegria, Boa Vista, Colorado. Foi uma inesquecível experiência. Chegamos numa quinta feira e saímos na sexta após o almoço. Tivemos a oportunidade de vivencar e trocar experiências com os professores bakairi. Particularmente fiquei surpresa em saber que ha índios com mais de 20 anos de magistério, e conhecer mais sobre essa cultura tão peculiar.

Agradeço em primeiro luga a Deus sempre por tudo e depois ao nosso coordenador Elso Martins e tbm nosso professor cursista José Aparecido que tem proporcionado, a nós professoras, esse intercâmbio cultural na área rural. Estar vivendo essa realidade está sendo de grande aproveitamento e crescimento pessoal. A cada encontro aprendemos ser um pouco mais humanos e prestar atenção nas pequenas coisas, pois o "ser simples" não significa falta de cultura, mas sim uma grande sabedoria de aprender a vencer as adversidades da vida com bom humor e hostidade.

A VIDA NO CAMPO É SIMPLES, MAS GARANTO QUE É A MELHOR QUE EXISTE
NO MUNDO.....



AGRADEÇO A DEUS POR TER ME EVIADO PRA UM LUGAR COMO SANTIAGO DO NORTE E DE ESTAR ME DANDO UMA NOVA FAMÍLIA DE AMIGOS.


FOTOS:


                                                      PRIMEIRA ESCOLA BAKAIRI



                                           
                                             CAMINHO PARA O RIO TELES PIRES
















                                           PRIMEIRA BOMBA DE ÁGUA DA ALDEIA





                                   ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON (NA ALDEIA)
                                                                                   

                                            APRESENTAÇÃO DANÇA INDÍGENA







                              PROFESSOR BAKAIRI ALINOR REPRESENTANDO O CACIQUE








                                                                   
                                                                       RUA DA ALDEIA




OBRIGADA, ATÉ A PRÓXIMA!!!!!!!!!!!!!

FABIOLA FIGUEIREDO