sexta-feira, 23 de setembro de 2011

PROPOSTA DE PARCERIA PARA PAVIMENTAÇÃO MT-130 QUE LIGA PARANATINGA ATÉ A LOCALIDADE DENOMINADA "SETE PLACA"



Um antigo pleito dos produtores rurais da região Sul do Estado está na iminência de ser atendido. Nesta terça-feira (20), o deputado estadual Zeca Viana (PDT), acompanhado de uma comitiva composta por produtores rurais e líderes políticos dos municípios de Primavera do Leste e Paranatinga, apresentaram ao governador Silval Barbosa a proposta de parceria para pavimentação de estradas da região.

Uma das propostas visa à pavimentação do trecho da MT-130 que liga a sede do município de Paranatinga até a localidade denominada “Sete Placas”. A obra de 44,3km ficou orçada no valor aproximado de te R$ 27 milhões.

A proposta feita ao governador prevê que o Governo do Estado arque com R$ 18 milhões e o restante será custeado pela Associação "Rodovia da Economia", da qual fazem parte mais de 100 produtores rurais. A associação é presidida pelo produtor rural Luis Martelli.
“O governador sinalizou positivamente à proposta de parceria e encaminhou à Secretaria de Infraestrutura o estudo da contrapartida e o trâmite. Vamos aguardar este estudo para os próximos dias”, informou o deputado Zeca Viana.

A reivindicação dos produtores é de que se faça a pavimentação completa dos 156 quilômetros que ligam Paranatinga até a BR–242, na localidade chamada Santiago do Norte, onde se pleiteia a construção de um terminal ferroviário. Já existe uma licitação aprovada para a construção de aproximadamente 52 quilômetros do pleito. A extensão corresponde à pavimentação da MT- 130 no trecho entre as localidades denominadas “Sete Placas” e “Castelo”.

“Trata-se de uma região eminentemente produtora de riquezas, que gera emprego e renda a este estado. Uma região com vocação agrícola e que pode ampliar o volume de produção com está obra”, destaca Zeca Viana.
Segundo o deputado, a região tem aproximadamente 250 mil hectares plantados. “Além de garantir a redução dos custos no escoamento da produção, esse asfalto vai interligar as regiões Norte e Sul pela BR-242. É um grande avanço para o estado”, completou.

Atualmente, a produção da região é escoada por estrada de terra. O prefeito de Paranatinga, Wilson Pires, participou da reunião e destacou que a MT-130 corta o estado pela região central e é preciso facilitar o transporte da  produção. “Passam aproximadamente 430 caminhões bitrens, por dia, por Paranatinga seguindo a MT-130”, disse o prefeito.

PRIMAVERA DO LESTE - A outra proposta apresenta orçamento para concluir os 10 km de pavimentação no trecho da MT-486 que liga a sede de Primavera do Leste até a comunidade “Vila União”. O total do percurso é de 41 km. “Este pleito também foi encaminhado à Secretaria de Infraestrutura”, informou o gerente da Associação Rodovia da União, Célio Razia, que também gerencia a Associação "Rodovia da Economia".

Fonte: Paranatinga News 
Texto: Soraia Ferreira, Assessoria de Comunicação
data: 22 de setembro de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário